Olá meninas, hoje voltei pra dar mais uma dica de como cuidar dos cabelos...
Recentemente postei uma receita (Shampoo Bomba) que acelera o crescimento dos cabelos, mas de nada adianta ter o cabelo comprido se não estiver saudável, não é mesmo? E pensando nisso que eu quero compartilhar com vocês o CRONOGRAMA CAPILAR...
É uma rotina de cuidados com os cabelos – dividindo os tratamentos entre hidratação, nutrição e reconstrução – de acordo com as necessidades dos fios. Mas como todo tratamento, se não for seguido a risca, não funciona ;-)
Veja as diferenças:
- HIDRATAÇÃO – reposição hídrica
- NUTRIÇÃO – reposição lipídica
- RECONSTRUÇÃO – reposição proteica
Todo cabelo precisa de hidratação, mas, alguns precisam mais de nutrição e outros de reconstrução…
CABELOS LEVEMENTE OPACOS E RESSECADOS precisam mais de:
![]() |
Dica de produto |
HIDRATAÇÃO: Serve pra repor a água dos fios. É indicada pra cabelos levemente ressecados e sem brilho. Deixa os cabelos desembaraçados e macios, resultando em fios leves e tudo que há de bom! Procure cremes de hidratação à base de ativos naturais como frutas, frutos e ervas. Rótulos devem conter as palavras: hidratante, hidratação, “moisture”.
CABELOS POROSOS COM EXCESSO DE VOLUME E FRIZZ Precisam mais de:
NUTRIÇÃO: A função dessa etapa é repor os nutrientes (lipídeos) que os cabelos perdem normalmente. Isso faz com que os fios fiquem mais sedosos, brilhantes e “encorpados”. Deixa o cabelo com aquele movimento lindo! E, de imediato, a nutrição reduz o frizz e dá brilho. Super indicada pra cabelos porosos, volumosos e com frizz, aqueles fios chatos que tanto incomodam ficando arrepiadinhos. A nutrição deve ser feita com óleos, manteigas, ceras e até mesmo cremes específicos. Indico muito os óleos, que são um meio mais fácil e barato. Você pode usar óleo de coco, de abacate, de tutano e o melhor de todos, na minha opinião: óleo de argan. Mas se você não tiver com muito dinheiro e estiver precisando muito, azeite de oliva purinho é um nutritivo e tanto pros seus cabelos! Manteiga e cera de karité também são maravilhosas.
Rótulos devem conter as palavras: nutritiva, nutrição, nutrition, butter treat ou até mesmo reparação. O bom é escolher um óleo, manteiga ou cera e passar no cabelo todo (menos na raiz), principalmente nas pontas, e deixar agir um dia inteirinho! Fica perfeito depois que você lavar. O durante é meio assustador, tá? Mas não se preocupe, vai ficar um luxo!
CABELOS FRÁGEIS, ELÁSTICOS E QUEBRADIÇOS precisam mais de:

A tabela com os principais componentes ideais pra cada etapa do cronograma pode ajudar bastante a identificar o tipo de produto (hidratante, nutritivo ou reconstrutor)
O cronograma deve ser montado e adaptado de acordo com as necessidades do seu cabelo, a quantidade de vezes de cada etapa depende de que os fios estão precisando. Tem gente que faz durante um mês, tem gente que faz sempre, tem gente que faz hidratação + nutrição + reconstrução em apenas uma semana… Cada um faz de um jeito! Sempre que seu cabelo estiver danificado, faça inicialmente durante 1 mês e preste atenção em qual etapa funcionou melhor pro seu cabelo, depois personalize seu cronograma focando mais nesta etapa, sem se esquecer das outras.
Estabeleça uma rotina da forma que quiser, o importante é seguir a ordem. Nunca faça reconstrução antes de passar pelas etapas de hidratação e nutrição! Se o seu cabelo chegou ao ponto de estar tão danificado que precisa ser reconstruído, com certeza também precisa ser hidratado e nutrido por estar com falta de água e lipídeos – além de proteínas. E o excesso de proteína pode fazer o contrário do que queremos, quebrando e endurecendo os fios.
Abaixo, sugestões de cronogramas:

O cronograma abaixo é uma ótima opção pra cabelos muito danificados

A maioria dos cosméticos pro cabelo contém componentes das 3 etapas, a questão é perceber qual componente está em maior quantidade e em destaque no rótulo e na descrição do produto.
Espero que tenham gostado dessa dica... Façam e voltem para contar qual foi o resultado...
Um grande beijo e até o próximo post :D